Donnerstag, 16. März 2017

Cézanne e moi



Hoje escrevo sobre um filme. Tinha lido a sinópse dele já ano passado quando saiu, mas só agora que pude assistir.




O que me fez querer assistir o filme? Primeiro por ser uma biografia sobre artistas (descobri que gosto de saber mais sobre pessoas que de alguma forma não seguiram as convenҫões, tiveram que lutar pelo que acreditam e acabaram deixando algo para geraҫões futuras) e segundo por falar sobre o tema da amizade.

E valeu. Por ambas as razões.

Não conhecia nada sobre a vida de Cézanne e Zola, sabia apenas que eram pintor e escritor (e que Zola escreveu um romance chamado Nana, porque é uma pergunta frequente em palavras cruzadas). Agora sei que viveram no século 19, eram amigos de infância, Zola já tinha sucesso cedo, Cézanne apenas no final da vida e após sua morte, que Cézanne não se dava com seu pai, Zola muito bem com sua mae e que foi orfão de pai, que Zola além de escritor foi jornalista para poder pagar as contas no comeҫo da carreira, ambos foram rejeitados várias vezes pela sociedade de artes em Paris, ....

O aspecto da amizade eu achei ainda mais interessante. A amizade de infância, se tornando em amizade e apoio quando adultos e no final a ruptura entre eles. Como aconteceu? Porque durante anos tiveram um relacionamento entre brigas e reconsilhaҫões, o que fez persistirem e no final não mais na relaҫão?


Essas são perguntas que também venho fazendo para mim mesma ultimamente. O que é amizade? Porque escolhemos uma pessoa e não outra? O que espero de uma amizade? Posse ser amiga de todos?

2 Kommentare: