Donnerstag, 26. Januar 2017

Helmut Schmidt - Was ich noch sagen wollte (O que eu ainda gostaria de dizer)



Hoje mais um livro, um tipo de autobiografia. Não de uma pessoa contando a vida dela, mas falando de outras pessoas que foram exemplos na vida dela, o porque foram exemplos e quais as consequências.
Não lembro bem porque peguei o livro na biblioteca (foi antes das férias e ele ficou aqui me esperando um bom tempo). Provavelmente foi mesmo a curiosidade de ver o que outra pessoa considera um exemplo e quais as pessoas que entram nessa lista. 

Helmut Schmidt, a pessoa que escreveu o livro, foi chanceler da Alemanha entre os anos 1974-1982 e escreveu o livro no final da vida dele em 2015.



O que eu gostei do livro?

Primeiro a idéia que ele explica bem no comeҫo do livro do que são exemplos na vida dele. Que ele não tem uma pessoa que em tudo foi exemplo, mas que um aspecto de uma pessoa é o exemplo para ele. Simplificando bastante, eu posso achar que jeito de alguém dirigir o carro é muito legal e querer ser tão seguro/bom nisso quanto essa pessoa, mas isso não significa que preciso gostar e seguir a roupa que ela usa.
Isso para mim foi uma boa distinҫão. Porque muitas vezes caio na armadilha, de gostar o que uma pessoa fala sobre um assunto e quando vejo ela falando sobre outro e discordo naquele outro assunto desconsidero o que eu gostei, mesmo que uma coisa não tenha nada haver com a outra.

Segundo, os exemplos que ele tem/tinha foram bem interessantes para mim. Alguns eu conhecia, a maioria não, pois se trata quase todos são exemplos na política e essa eu conheҫo pouco da época que ele foi ativo.

E terceiro, deu vontade de conversar com ele. Sei que não é possível por razões óbvias, mas ficou no final a sensaҫão, que pessoa interessante, essa eu poderia com certeza passar uma tarde falando sobre mil e um assuntos diversos.

E por fim, quem sabe um dia também faҫo uma lista dessas para mim? Quem entraria? Alguns nomes me vem à mente sem precisar pensar muito:
- Marie Curie: por conseguir unir o lado cientista e o lado de ser esposa/mãe
- Maria Madalena: Pela idéia de um relaҫão de igual para igual com Jesus (minha interpretaҫão da história)
- São Francisco: por viver radicalmente o que ele acredita e incluir todas as pessoas e a natureza (animais)
- Brené Brown: por falar publicamente sobre suas imperfeiҫões e animar as pessoas a assumirem o que não é perfeito nelas

E quais são as pessoas que são exemplo para você? Se quiser compartilhe nos comentários. Eu adoraria, pois acho isso muito interessante e inspirante. 

Keine Kommentare:

Kommentar veröffentlichen