Sonntag, 25. März 2018

Chocolate - Joanne Harris


Blogs eu acho que são assim mesmo. A gente começa todo empolgado e depois para de escrever. Não é diferente nesse nosso. Mas para mim sempre fica aquela sensação e que eu gosto dele e não quero que ele acabe, então lá vai uma nova tentativa de voltar a escrever.



Fiquei na dúvida sobre o que escrever. Mas optei pelo último livro que terminei.



Chocolate – já o nome dá água na boca.





Há tempos assisti o filme e achei ele gostoso de assistir, assim, sem precisar pensar demais, mas cativante? Então quando há duas semanas vi o livro no sebo comprei. E gostei bastante.



A história é de uma mulher que na quarta-feira de cinzas chega com sua filha a uma pequena cidade do interior da França, onde uma das pessoas mais influente é o pároco super mente fechada, daquele tipo que vê pecado em tudo e exerce seu poder a partir disso.

Bem, a mulher é o contrário, não tem marido (e também não é viúva 😉), vive mudando de cidade, gosta de vestir cores coloridas e acima de tudo abre uma loja de chocolates em plena quaresma – tradicionalmente época de jejum, abstenção.

A trama, que se passa entre a quarta-feira de cinzas e a páscoa, é contada alternadamente do ponto de vista dela e do padre, contando como se sentem a respeito da loja estar se dando bem, dos clientes, das amizades e inimizades que se formam na cidade. Tudo isto recheado de descrições sobre chocolates quentes, trufas, bolos, doces que dão água na boca.



E porque eu gostei?

Porque um dos temas principais é o pertencer a algum lugar. E como mencionado no último post (que parece que faz um século desde que escrevi) é um assunto que mexe comigo.

Quem é parte da cidade? Quem é aceito, quem apoiado e quem mandado embora?



E apesar de ser um tema mais profundo, o livro é fácil de ler e a gente escolhe o quanto quer se aprofundar. Teve dias onde só captava os aromas dos chocolates e outros onde toda esta luta de fazer parte de algo me pegava.



Boa leitura!



PS: Desta vez li o livro em português e tenho ele aqui para emprestar 😊





1 Kommentar:

  1. Que lindo! Tb assisti o filme, mas não tinha essa dualidade que vc mencionou, entre o padre e a dona da loja de chocolate.
    Quero ler tb! Mas ainda não acabei o que estou lendo. kkkkk
    Bjs

    AntwortenLöschen