Mittwoch, 29. Juni 2016

Hannah Arendt



Hoje mais um filme. Um filme baseado na história da filósofa Hannah Arendt.





Eu gosto muito de filosofia. Gosto de pensar sobre idéias e assuntos, ver as conexões de coisas, tentar achar explicaҫões, procurar qual a visão do mundo por trás de certos comportamentos ou idéias.
E acho as idéias dela sobre o mal bem interessantes. A banalidade do mal como é chamado, que para que algo terrível aconteҫa (como os campos de concentraҫão na Segunda Guerra) não precisam as pessoas em si serem extremamente más ou imaginarem algo mal. “Basta” seguirem ordens banais, não pensarem sobre o que estão fazendo, para que o mal possa acontecer.
E isso me faz refletir sobre o que acontece na sociedade (e meu papel nela) hoje. Quando seguimos alguma regra de um sistema (seja o trabalho, grupo de amigos, mídia, ...) que não refletimos sobre.

Além das idéias filosóficas que o filme expõe, também gostei muito dele retratar como defender sua opinião fez Hannah Arendt ter que repensar também amizades, relaҫões, trabalho. 
Isso para mim também é um tema importante. O quanto eu sou autêntica na minha vida. O quanto o que eu acredito, falo e como eu ajo são concistentes um com o outro ou o quanto um diverge do outro. E quais as consequências em relaҫão à minha família, amigos, trabalho,...

Muito o que pensar sobre.

1 Kommentar:

  1. Despertou minha curiosidade! Já vou procurar para eu assistir, tanto pelo plano geral do que você contou no post como pela relação do mal "inconsciente" que é algo que eu tenho pensado muito, e que já até coloquei aqui alguns dos meus pensamentos sobre.

    AntwortenLöschen