Mittwoch, 23. März 2016

O Leitor / Der Vorleser




O primeiro filme que vou comentar no blog… E pensando bem, se vc ainda não assistiu, o que eu queria  escrever seria um spoiler para a primeira metade do filme. Então vou pensar um outro jeito de comentar.




Então aqui a versão sem spoiler:
O que eu gostei bastante no filme, é o jeito de como a questão do certo ou errado, de como se deve agir, o que é culpa etc é abordado.
Acontece algo no filme e a minha reaҫão foi de achar, ah, tal personagem é bom, é um herói. Aí no desenrolar do filme os personagens vão trocando as posiҫões; de herói, a vilão, vítima, herói, vítima.....  E para mim de um jeito onde eu pude me identificar com muitas as aҫões tomadas, significando que as vezes eu seria herói, as vezes vilão e as vezes vítima.


Versão com spoiler:
O tema da culpa/responsabilidade me deixou bem pensativa.
Tem duas ocasiões (no mínimo, provavelmente mais) em que alguém culpa o outro e na hora ser perguntado o que teria sido o certo não tem resposta. O juiz no julgamento quando Hanna pergunta: então não deveria ter saído da Siemens? E quando os jovens na faculdade discutem o tema da culpa da geraҫão durante o nazismo uma das respostas é eu mataria todas as rés, o que é justamente o que elas tb fizeram.
Outra questão que achei interessante é de como a justiҫa pode julgar alguém. Só pelas leis válidas na época em que o crime ocorreu. Gostei porque me lembrou que sempre que vou avaliar se fiz uma decisão certa, posso até lamentar as consequencias que trouxe, mas que a pergunta seria eu fiz a melhor opҫão com os dados, com o meu saber daquela época?
E mesmo com esse tema pesado, e com os personagens tendo tomado decisões com consequências fatais (Hanna na guerra, Michael ao não ajudar a conseguir uma pena menor ou ao não responder as cartas) eu gosto dos dois personagens. Eles me são simpáticos e não pessoas que eu diria, que não poderiam tornar-se amigos.

Ao procurar a foto da capa, vi que no cartaz em português o tema central foi “o que vc seria capaz de fazer para guardar um segredo”. Para mim essa tb foi uma questão do filme, mas somente secundária. Interssante como pessoas diferentes tem focos diferentes de um mesmo filme.

Resumindo: Um filme com um tema interessante, que é tratado de uma maneria onde muitos pontos de vista são considerados sem automaticamente condenar qualquer um deles.


1 Kommentar:

  1. A relação de culpa/responsabilidade sempre me leva a uma avaliação de quem é o bonzinho e quem é o vilão. Isso para mim era uma linha muito clara onde não cabia interpretação. Até eu ler As Crônicas de Gelo e Fogo, que deram origem à séria Game of Thrones. Como a história é contada cada capítulo pela visão de um personagem o "ser bom" ou "ser malvado" mostra-se um conceito mais flexível, pois determinada ação é boa para um, mas ao mesmo tempo é ruim para o outro e se ele vai ser o vilão ou o herói, vai depender de quem é o narrador do capítulo.

    Gostei da pergunta e vou guardar ela para mim, pois sinto que um dia eu vou precisar dela, todo mundo vai: "Eu fiz a melhor opção com os dados e com o meu saber daquela época?"

    AntwortenLöschen