Dienstag, 19. April 2016

Jeffrey Archer - A saga de Clifton



Hoje volto a comentar um livro, melhor uma série (o terceiro livro saiu agora, de acordo com o autor vai ser uma série de 7 livros).

Li os dois primeiros no ano passado e gostei muito. Então quando vi o terceiro não tive dúvida, também li. E para refrescar, reli os outros dois, para lembrar quem é quem. Não sei se com vocês também é assim, mas eu esqueҫo e prefiro relembrar relendo do que adivinhando.





A série conta a história de dois amigos Harry e Giles na Inglaterra, comeҫando nos anos 20 do século passado. Como em muitos romances que se passam na Inglaterra um é rico e nobre o outro vem da classe trabalhadora.  No desenrolar da trama um se apaixona pela irmã do outro, vão para a guerra, são presos.... O terceiro livro acaba nos anos 50.

Gostei muito do estilo do autor. Ele é um ótimo contador de histórias.

No final do terceiro livro fiquei com uma dúvida, se o autor no último livro escreveu diferentemente dos primeiros dois, ou se é a época que ele descreve nesse livro que é tão diferente da anterior que faz o livro ser diferente para mim.

Pensando alto: Talvez sejam a época e os problemas particulares de cada época que me fazem preferir os primeiros. Gosto quando os personagens tem ideais e personalidades fortes. E no terceiro, uma geraҫão já enfrentou e venceu seus grandes desafios e a próxima ainda não está madura o suficiente para os dela. Acho que é isso. Descobri que descobri o motivo ao escrever.

E agora preciso esperar..... O próximo livro da série sai só no final do ano (se bem que só é relativo, pois escrever 2 livros em um ano não é “só”).

Como sempre faҫo, fui na internet para procurar uma imagem dos livros. E sabem o que descobri? Os  livros 4-6 já existem. Já estão prontos há anos em inglês. Só a traduҫão para o alemão é que vai sair no final do ano. Então, nada de esperar. Posso ler em inglês já. Oba.

Quando terminar eu comento mais.


2 Kommentare:

  1. Sentido-me abraçada pelo começo do texto! Eu acabo esquecendo dos personagens ou de detalhes da história, então quando pego uma séria, queria mesmo era poder ler de um folego só, como se fosse um livro gigante! Adorei a proposta da história!

    AntwortenLöschen
  2. Agora já li os próximos 2. Voltaram a enfatizar valores que eu apóio e por isso gostei mais deles do que do terceiro.

    Acho que os últimos dois vou ler quando sair o último. Apesar de tb gostar de ler "numa tacada só" uma série, está ficando repetitivo. Continua sendo bem contado, com tudo que eu gosto, mas longo demais sem realmente novidades. Que pena.

    AntwortenLöschen