Dienstag, 26. April 2016

Elizabeth Gilbert



Hoje escolhi escrever sobre uma autora e não só sobre um livro. A autora é Elizabeth Gilbert. Alguns já devem conhecê-la de Comer, Rezar e Amar, que foi o primeiro livro dela que virou bestseller.


Na época que saiu o livro e também o filme, passou batido. Recordando, eu vi propaganda do filme no centro de Stuttgart, mas como estava afixado num prédio recém reformado com um restaurante novo, achei que era propaganda do restaurante e não procurei mais.

Ano retrasado, quando tive muito tempo para assistir palestras, filmes,...etc na net, vi uma palestra dela sobre criatividade no TED (canal que recomendo bastante). Gostei bastante e lá ela comentou de dois livros dela, “Comer, Rezar e Amar” e um livro mais recente, “The signature of all things”. Então estive na dúvida com qual deles comeҫar. Optei pelo mais recente. 




O livro conta a história de Alma, que nasce em 1800 e vive quase o século inteiro. A protagonista me foi muito simpática; inteligente, sempre disposta a aprender mais, a procurando lugar dela na vida (que muda de acordo com a idade), uma índole boa, mas muitas vezes incapaz de coloca-la em prática.
Gostei também do ponto de vista do narrador, alguém que já conhece toda a história, conhece o mundo de hoje, algumas explicaҫões para o que está acontecendo que os personagens não conhecem, mas não comenta que sabe. Tipo eu (narrador) sei que vc (leitor) conhece a história, as explicaҫões científicas, então não preciso falar mais a respeito.
E não tinha imaginado que musgos poderiam render tanto assunto.
Depois disso cheguei a observar mais também plantas pequenas nos meus passeios, o que para mim foi uma experiência nova e elas são realmente interessantes. Apesar de ainda achar ruim que eles estejam tomando conta do meu jardim..... – a amizade não chega a tanto. ;-)

Depois de terminar o livro vi uma entrevista onde ri muito, porque a autora comenta que dedicou o comeҫo do livro ao pai de Alma, um porque precisava descrevê-lo, mas que foi tão comprido porque adorou descrever as aventuras dele. Ela simplesmente o fez porque foi tao legal fazer!

Desnecessário comentar que depois de ler, fui atrás do outro. E também do filme. O filme é bonzinho, mas gostei mesmo do livro (o que para mim quase sempre é assim). 




E depois disso acompanhei matérias da autora, tanto escritas no facebook (ela posta todos os dias ;-)) e também entrevistas, etc. Várias vezes tive a impressão, se eu soubesse escrever melhor, poderia ter sido eu a autora. Tanto que aconteceu de eu comentar com amigos sobre uma matéria e eles falarem, isso me parece familiar e vendo a minha cara de interrogaҫão acrescentaram, é o que vc sempre fala.

Em dezembro do ano passado saiu mais um livro dela, “Big Magic” que eu também li. É sobre criatividade e como desenvolvê-la. 




Gostei, pois tem algumas dicas que eu aproveitei bastante. Com por ex, não importa o sucesso para continuar fazendo a arte que fazemos. Então posso fazer sem mostrar para ninguém e mesmo assim ser criativa. Ou escrever um blog sem me importar se alguém vai ler ou não, pelo simples prazer de escrever.

No final do ano ela veio para Stuttgart e leu algumas partes do livro em um evento. Foi interessante ouvir ela ao vivo, mas para mim ficou faltando um pouco o lado mais pessoal nesse evento. Suponho que tenha sido pelo propósito do evento, não se se eles teriam topado algumas coisas que em outros eventos ela faz (como cantar, participaҫão do público....). Ou talvez por ser um dos últimos eventos em toda uma viagem de apresentaҫão do livro e cansaҫo da autora.

Atualmente continuo seguindo as matérias que ela escreve diariamente. Algumas são longas demais, outras repetitivas. Mas muitas continuam me tocando e inspirando a experimentar coisas novas. E isso eu acho muito legal.
                                                      
Uma das últimas fala sobre o término de uma loja que mantinha com o marido. E a explicaҫão: “Agora está tudo perfeito, não dá para melhorar mais. Então está na hora de fazer algo novo.”

 

 

Keine Kommentare:

Kommentar veröffentlichen