Dienstag, 30. Mai 2017

Lila - Marilynne Robinson



Olá. Hj um livro sem ser biografia.




Há algum tempo atrás, não lembro aonde, tinha visto um comentário sobre o livro Gilead e coloquei na lista dos “este vou querer ler um dia e ir olhando até achar”.  Acabei não achando este, mas um outro livro da autora me achou e resolvi começar por ele então.

A história se passa nos anos 40-50 do século passado numa cidade minúscula no meio do nada dos EUA. Lila, uma mulher órfã que tinha levado uma vida nômade com um grupo de trabalhadores rurais, achou trabalho numa cidadezinha, precisou sair de lá devido a complicações da mulher que a criou, passou por um bordel,... chega na cidade de Gilead (que eu descobri mais tarde ser a Gilead do outro livro também) e lá conhece o pastor e os dois começam a se conhecer e a se amar.

O que gostei muito foi a linguagem e o tema, que me lembrou bastante outro livro que já comentei aqui. The Orchadist.
O livro é escrito a partir dos pensamentos de Lila, não na forma de narração de primeira pessoa, mas como um narrador que conhece apenas a visão dela.
Mas como descreve o que ela vê e como sente, nós leitores sabemos dos pensamentos dela, mas muitas vezes também sabemos que na verdade o que ela pensa não é também toda a verdade. As vezes me lembrava uma criança contando uma história, quando os adultos entendem já o que está acontecendo, mas a criança ainda não e ela acha que ninguém sabe.

Ao ler eu geralmente crio uma relação com os personagens, dizendo: essa seria uma pessoa que eu gostaria de conhecer, esse pode passar longe, essa se daria bem nesse grupo, .... Lila foi alguém que eu gostei logo de cara.
Achei interessante que no começo achava ela ser uma menina novinha, bem simples, meio coitada que a gente precisa dar uma ajuda (meio arrogante da minha parte....). E ao longo do livro isso foi mudando. Ela foi mostrando que tem sim muitas coisas a contar, que sabe se virar, tem uma personalidade forte.

Terminei o livro e estou com mais vontade ainda de ler Gilead. Se eu entendi certo pelas descrições, ele conta a mesma, ou parte da mesma história, do ponto de vista do pastor. Quando achar o livro e ler, aviso se é isso mesmo.
E se for, se os pensamentos dele são do jeito que eu imagino que eles fossem sabendo o que Lila sabia. 


2 Kommentare:

  1. A forma como a história é contada me atraiu bastante!!! Fiquei curiosa!

    AntwortenLöschen
    Antworten
    1. Quem sabe tem na biblioteca. Talvez nao esse, mas o Gilead, que é mais antigo.....

      Löschen